segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

CRIANÇAS ÍNDIGO vs Défice de Atenção com Hiperactividade (TDAH)


Hoje falo como Mãe, de dois seres fantásticos, que tive a sorte de me terem escolhido, e aprender a aproveitar tudo o que têm para dar!!!
Realmente considero-os meus Anjos, Amores eternos,e além disso também têm características que muitas vezes me colocaram a pensar sobre a necessidade de que algo na pedagogia tinha de ser diferente, e a forma de viver também.
Quero tornar os dias dos meus filhos uma interacção viva e produtiva para o seu crescimento, e ajudar todos os pais que também precisam de resposta.
Quero dizer com isto que os meus "pequenotes", são diferentes, e algumas das suas características tornaram-me muito curiosa.
Vou falar de algumas características dos dois, sendo que são os dois completamente diferentes:
- Muuuiiitttiiissiiimmooo inteligentes,
- Hipersensibilidade sensorial e auditiva,
- Frustração com sistema de rotinas(ritualista),que não requerem pensamento criativo,
- Não aceitam, nem entendem a discilplina da culpa,
- Justiça é algo que os leva ao limite, desesperam pelo senso da razão e verdade,
- Questionam frequentemente dogmas (Pai Natal...brinquedos para todos??? mentira.../// Prometer boas acções para merecer...mentira. Dizem com frequência: "... alguns meus amigos prometem que se portam bem porque os pais lhes prometeram um brinquedo, recebem e depois ficam iguais! Então não merecem, porque não são bons"///" Desculpas para quê, se os meus amigos vão voltar a fazer"),
- Anti-sociais por vezes, deixando apenas de o ser quando se cruza com pessoas como eles("Não gosto de alguns pessoas porque sei que são mentirosos, e eu sei que quando viram costas são maus"),
- Recusa em aceitar autoridade sem explicação ou alternativa( "tens de fazer porque eu quero"...oops, temos perguntas que nos fazem pensar..."mas eu não quero, e tu também tens de respeitar as minhas vontades"!!!),
- Muito enérgicos, não conseguem ficar quietos, a não ser com algo que no momento lhes desperta realmente interesse. Por vezes sugiro-lhes: "façam cera"...e eles respondem: "não gosto"...resultado: estão sempre activos, e se não estão, ficam aborrecidos e frustrados...visitas a casa de alguém ás vezes é ruim...
- "Amigos" imaginários, e as suas conversas...


Mas para além de falar no nome Índigo, gostaria que entendessem que esta definição deriva não só do padrão de comportamento, mas também da incomum capacidade psicológica. Nomeadamente o lado intuitivo e os atributos sensoriais, e a hipersensibilidade.
Do surgimento de um numero cada vez maior destas crianças, nomeadamente as diagnosticadas com TDAH, surge também a necessidade de encontrar respostas.Os métodos convencionais de avaliação são sempre a doença, ou distúrbio.Ficam cada dia menos integrados, e há alternativas complementares para uma diferente forma de perceber este assunto.
Não tenho no meu lar o diagnóstico de nenhum dos meus filhos com TDAH.

As diferentes respostas vieram comprovar toda esta questão.Surge um estudo do Charing Cross Medical School de Londres,que confirmou através de técnicas electrofotográficas de alta frequência, normalmente não visível ao olhar,  a aura (energia vital que envolve todos os seres vivos),de cor azul-indigo. Daí a denominação de Índigo.
A cor azul-índigo, que é emanada na aura, tem relação com o Chakra Frontal  ou do terceiro olho, situado na testa, no ponto entre as sobrancelhas.
Este Chakra tem significado no sânscrito como "O centro de comando", e está ligado á capacidade intuitiva, e á percepção subtil.
Claro que esta avaliação é apenas uma, existindo outras cada vez mais especificas para a demonstração das características Índigo!

Ou seja, tudo isto para dizer que uma criança Índigo tem uma capacidade intuitiva e sensitiva superior, pelas suas capacidades desenvolvidas, e que em equilibrio pode ser diferente mas não doente, e consegue ser feliz, e ter uma vida normal, como alguns pais já me perguntaram!!!

Claro que uma das características mais relevantes para mim nestas situações é a questão da inteligência, associada aos resultados escolares muitas vezes contraditórios, sendo dificil a integração e sociabilização destas crianças com estes " Défices"...

Pois é, são crianças com uma avaliação de Q.I. elevado, mas depois apelidados de distraídos ou mal-educados.... tem uma capacidade cerebral mais evoluída, na medida que desenvolveram a habilidade de utilizar os dois hemisférios cerebrais!!!
São realmente muito inteligentes, entendem tudo muito rapidamente e muito sensitivamente, percebendo muitas vezes que não se identificam com o que está a aprender na escola porque o que os faz realizados é muitas vezes as artes, a musica,as causas, a criatividade, a investigação, ou seja, diferentes áreas de conhecimento nada usuais no sistema de ensino, mas necessárias para estas crianças e para todo o ser humano. Tarefas escolares repetitivas, são enfadonhas e desmotivam-nos.
Vivemos realmente um "modo de vida" nada próximo das nossas reais necessidades como ser humano, próximo da Natureza, e a capacidade sobretudo de partilha de conhecimento intuitivo e sensitivo.
Escolheram nascer para nos "ligar" novamente, e sermos evoluídos pelo senso de que "tempo é arte" e deixar definitivamente o conceito de "tempo é dinheiro".
Têm por isso um temperamento forte, não aceitam autoritarismo, nascem com um sentimento de realeza.

Para melhor entenderem, exemplifico com os pais que compram tudo o que é novidade, para os filhos terem o ultimo brinquedo da moda, ou a roupa mais "fixe", e deparam-se com um ser que os coloca a pensar...
Nada o satisfaz, até é capaz de destruir para demonstrar frustração, e nada o ajuda, nada o "cura", algo que qualquer pai ambiciona quando "pensa" que o filho tem um problema, ou doença.
Não gostam da escola, não querem ir ao "médico" e evolução é muitas vezes regredirem...e cada vez ser mais agravado...até que sejam entendidos!!!
De todo acho que os pais agora têm que achar que tudo se resume a ser Índigo...mas a avaliação é fundamental...e depois sim podem escolher...sabendo que alternativas existem e não têm contra-indicações.

É necessário olhar para as alternativas complementares, não para suprir o que existe mas tornar-se cada vez mais próximas.
Uma das minhas Mestres, Tereza Guerra, é pioneira nestas questões pedagógicas, estudos, seminários, livros, palestras, em concilio com pais, professores, psicólogos, educadores...contribuindo cada dia, para que esta realidade seja mais fácil e mais próxima. Eu como Terapeuta e a par desta pedagogia também coopero e ajudo,nesta temática familiar.
A crescente procura, faz-me verificar a realidade de tudo que escrevi anteriormente, e que felizmente cada vez mais pais se preocupam em procurar ajudas complementares, aliando a educação, e o desenvolvimento dos filhos, a uma mudança da família, nos comportamentos, e na avaliação pedagógica diária necessária.
Claro que tudo tem algum trabalho, mas torna-se tudo muito fácil se não resistirmos á adaptação.

As crianças escolhem nascer, escolhem os pais, e ser Índigo é só mais uma característica do propósito das suas vidas, isto porque todos os seres têm um propósito.

Gostava de realçar que estas crianças mesmo as diagnosticadas com Hiper-actividade, não são doentes...não é um problema...não devem ser tratados como diferentes...não devem ser excluídos...
Precisam muito mais de amor e carinho do que as outras crianças, a troca de afectos é fundamental
A forma participativa no lar é feliz, se for de partilha e por saberem que por exemplo depois os pais terão mais tempo para eles...e não porque tem de ser!!!
Gostam de participar em decisões e conversas em família, sobre questões intelectuais, como adultos e não como crianças...
Actividades em família são fundamentais
A necessidade do estudo... não é vista com a perspectiva de "necessidade porque sem estudos, não és ninguém". Consideram que ser inteligente e intelectual não é o mesmo que "ter estudos"... E as áreas de interesse tem que ver com a realização pessoal, em áreas diferentes, principalmente as criativas e artísticas.

Abram os vossos corações, para os entenderem na sua grande sabedoria!!!
Sim é uma transformação da humanidade face á sociedade em que estão inseridos...
Estes "seres de nariz empinado" devem ser respeitados e ajudados, e deixarmos de os ver e tratar como um problema e aprender a ouvi-los e ama-los.
Eles sim nos surpreendem e dão-nos muitos ensinamentos...
Por isso são especiais, porque são crianças...
Eles têm uma missão superior, que devemos saber e ajudar!!!

Amar é o melhor remédio!
Ouvir, a melhor solução!
Aprender com o coração!
Será a sua nova missão!

Indigo não é doente!
E o seu filho também não!
Se lhe quer dar a mão!
Abra o seu coração!
E faça a sua avaliação!

Crescer não é fácil!
Educar também não!
Evolução é a razão!
Sentir é a transformação!

Todos podemos ser felizes!
E pelo propósito dar as mãos!
Ajudar na comunicação!
Entre pais e educação!

No seu lar tem obrigação!
De o seu filho respeitar!
Brincar e Partilhar!
Para a energia renovar!

Agradeço a todos,
do fundo do coração
A minha emoção,
Amar de coração!!!